FUNDAÇÃO MAUIRÍCIO MA CONVITE: POLÍTICAS DE CULTURA EM UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA O MARANHÃO

2 comentários


A Fundação Mauricio Grabois no Maranhão tem a honra de convidar você e todos que atuam na área cultural e artística para discutir políticas de cultura no contexto de um Projeto de Desenvolvimento para o Maranhão, na terça-feira, dia 31 de janeiro às 18 horas, na Rua do Norte, 228 (Praça da Alegria).
Com as presenças confirmadas de Joãozinho Ribeiro – poeta, compositor e ex-Secretário de cultura de São Luís e do Maranhão e Javier Alfaya.

Biografia de Javier Alfaya:
Francisco Javier Ulpiano Alfaya Rodriguez nasceu na cidade de Redondela, Espanha, no dia 31 de julho de 1956. Foi para Salvador com os pais e uma irmã em 1963, quando tinha sete anos e concluiu o segundo grau em 1974, no Colégio Irmãos Maristas. No ano seguinte, ingressou no curso de arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em 1977, foi eleito presidente do Diretório Acadêmico de arquitetura. Em 1978, elegeu-se secretário secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes da sua universidade. Logo depois, em 1979, foi eleito presidente do DCE, participando com destaque do Congresso de reconstrução da UNE realizado em Salvador.

Alfaya foi eleito, em 1980, diretor de cultura da UNE e transferiu-se para São Paulo, onde se localizava a sede da entidade. No ano seguinte, foi eleito presidente da UNE com apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Nessa época, como a legislação brasileira proibia a participação de estrangeiros na política, o Ministério da Justiça abriu inquérito para cassar o seu visto de permanência e expulsá-lo do país. Javier já tinha solicitado duas vezes a naturalização, mas os pedidos haviam sido negados. Em dezembro de 1981, os estudantes começaram uma grande campanha em todo o país contra a expulsão do presidente da UNE, com o slogan “Javier é brasileiro”. Em março de 1982, Alfaya e a dirigente do Movimento Contra a Carestia (MCC), Sandra Soares, foram detidos no aeroporto de Salvador sob a justificativa de que carregavam material subversivo – panfletos, folhetos e jornais pertencentes ao PCdoB.

Javier Alfaya deixou a presidência da UNE em outubro de 1982 no 34º Congresso da entidade. Em 1986, concluiu o curso de arquitetura na UFBA e candidatou-se a uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia, pelo PCdoB, mas não obteve sucesso. No ano seguinte, tornou-se chefe do departamento de Assessoria Parlamentar da Assembléia Legislativa da Bahia, ficando no cargo até 1988. Nesse mesmo ano, foi eleito vereador, permanecendo no cargo por quatro mandatos consecutivos.

Durante os seus mandatos, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura, vice-presidente da Comissão de Terras Públicas e Planejamento Urbano e membro das comissões de Defesa do Consumidor, dos Direitos da Mulher, de Ética Parlamentar e da Reforma Administrativa. Foi também presidente da Comissão de Meio Ambiente, da Comissão Externa dos Seqüestros de Verbas da Polícia Militar e da Comissão Mista do Código Ambiental, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão de Educação e Cultura.

Em 2002, Javier Alfaya foi eleito com 27.840 votos deputado estadual pela Bahia, tomando posse no dia 02 de fevereiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Os dois primeiros pedidos dele foram negados, como/quando ele obteve a naturalização, então?

Unknown disse...

Os dois primeiros pedidos dele foram negados, como/quando ele obteve a naturalização, então?

Postar um comentário